Evolução diferenciada dos investimentos diretos favorece ao balanço de pagamentos brasileiro

Em 24/06, a SOBEET (Sociedade Brasileira para Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica) publicou o seu boletim mensal de número 63. O boletim aponta que a evolução diferenciada dos fluxos de investimento direto estrangeiro e brasileiro favorece o balanço de pagamentos.

A SOBEET afirma que os ingressos de investimento direto estrangeiro (IDE) registraram no mês de maio o valor de US$ 2,5 bilhões. Com isso, no acumulado para o período de janeiro a maio deste ano o IDE atingiu a cifra de US$ 11,2 bilhões, volume 19,7% inferior ao acumulado no mesmo período do ano passado.

A figura a seguir demonstra os fluxos de investimento direto.

Ao analisar o gráfico constata-se que houve um retorno dos investimentos diretos das multinacionais estrangeiras no Brasil. Por outro lado, houve uma redução dos investimentos das multinacionais brasileiras no exterior. Algumas razões que poderiam explicar o ocorrido decorrentes da atual crise financeira mundial, tais como:

  • Necessidade de aplicação dos recursos financeiros no Brasil, reduzindo a disponibilidade de ativos financeiros para investir no exterior
  • Redução do ritmo de crescimento das economias dos países desenvolvidos, diminuindo a demanda por estes recursos. A previsão que se tem de crescimento para a economia brasileira para o ano de 2009 situa-se entre 0 e 1%, enquanto que na maioria dos países desenvolvidos é previsto que tenham graus distintos de recessão.

Para maiores detalhes, acesse o conteúdo do boletim em www.sobeet.org.br/boletim/boletim63.pdf.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: