A China irá ultrapassar os EUA na América Latina?

Em 18/07, o Jornal Miami Herald publicou o artigo “China cresce na América Latina, mas não ultrapassará os EUA” que faz uma análise sobre o aumento dos números recentes da corrente de comércio entre a China e os países da América Latina.

Segundo o artigo, quando o Brasil noticiou que os EUA haviam deixado de ser seu maior parceiro comercial após 80 anos de dominância, um alerta vermelho se acendeu no governo norte-americano.

Recentemente, o departamento de estatísticas chinês anunciou o aumento do comércio bilateral com muitos dos países da América Latina, o que fez com que muitos analistas chineses vissem o fato como uma mudança de sinais na dominância das transações comerciais com a região. A maioria dos analistas norte-americanos, por sua vez, é cética quanto à manutenção da tendência e o estabelecimento definitivo da supremacia chinesa. Acreditam que os números são distorcidos por aquela que é a maior crise que atingiu os EUA desde 1929.

O autor segue mencionando o volume de investimentos chineses na região representa menos que 10% daquele realizado pelas multinacionais norte-americanas ($ 350 bi dos EUA contra $ 22 dos chineses). Conclui-se comparando o tempo que chineses e indianos deverão levar para alcançar a supremacia dos EUA e o quanto as inovações ainda deverão vir por muito tempo do grande país do norte.

Acredito que o otimismo da imprensa norte-americano é um pouco ufanista neste sentido. No governo Lula, a corrente de comércio vem crescendo de uma forma acentuado com o país asiático. Desde 2004, quando se estabeleceram as “relações privilegiadas” com a China, o Brasil fez inúmeras concessões ao país, o que resultou numa redução significativa do superávit que tínhamos com a China. Pode ser que leve muito tempo para que o país de Mao se consolide como uma potência comercial na região, mas isto pode acontecer muito antes que os norte-americanos tenham tempo de reagir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: