Agenda de cúpula do Mercosul inclui renda alfandegária e moedas locais

Assunção, 21 jul (EFE).-

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou hoje que questões tarifárias, distribuição de rendas alfandegárias e o uso das moedas locais dominarão a agenda da cúpula de líderes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que será realizada na sexta-feira, em Assunção.

Lugo disse que a cúpula debaterá sobre “a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum, o mecanismo de distribuição da renda aduaneira e a análise do projeto de lei relacionado às transações comerciais em moedas locais”.

O Paraguai, que ocupa a Presidência rotativa do grupo este semestre, formado ainda pelo Brasil, Argentina, e Uruguai, se opõe à supressão da dupla cobrança, porque considera que sairia muito prejudicado, já que é o único país do bloco sem litoral.

Neste sentido, um de seus principais ingressos vem dos impostos de suas importações para terceiros países, que chegam pelos portos de seus três parceiros. Mas admitiu estar disposto a ceder em troca de uma compensação clara através da distribuição equitativa das rendas alfandegárias.

Quanto às moedas locais, o Brasil proporá uma ampliação do sistema de pagamentos que iniciou com a Argentina em lugar do dólar.

“Também se prevê a subscrição de um memorando de entendimento para o estabelecimento de um grupo consultivo conjunto para a promoção do comércio e os investimentos entre o Mercosul e a Coreia do Sul”, afirmou Lugo, em entrevista coletiva.

Além disso, disse que os governantes discutirão sobre a situação sanitária, por ocasião da epidemia de gripe suína, e sobre uma proposta do Parlasul, o Parlamento do Mercosul, para que o guarani seja declarado idioma oficial do grupo sul-americano.

“Na quinta-feira inauguraremos a sede do Instituto Social do Mercosul como ratificação prática do rumo que demos a nossa Presidência, caracterizada por seu lema: um Mercosul para o povo”, apontou Lugo.

As reuniões ministeriais e a cúpula serão realizadas no Centro de Convenções da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/21072009/40/mundo-agenda-cupula-mercosul-inclui-renda.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: