O agronegócio nos Investimentos Diretos brasileiros

Recentemente, a SOBEET publicou um artigo que trata da pesquisa anual realizada pela organização sobre as multinacionais brasileiras e a importância do agronegócio no processo de internacionalização das empresas e da economia brasileira.

Os autores Mário Antônio Margarido, Luís Afonso Fernandes Lima e Pedro Augusto Godeguez da Silva introduzem o artigo da seguine forma:

“No período de 2001 até 2008 verifica-se que diferentes fundamentos do setor externo da economia brasileira evoluíram positivamente. Entre os diversos fatores que proporcionaram essa evolução dos fundamentos econômicos do país, dois merecem destaque. O primeiro deles, e mais conhecido, é o comportamento do denominado agronegócio. É de amplo conhecimento que parcela expressiva das exportações brasileiras e, consequentemente, do superávit externo do país, no que se refere à balança comercial no referido período, deve-se às exportações de com destaque para os produtos agropecuários.  

Outro componente que contribuiu de forma expressiva para melhorar os fundamentos da economia brasileira foi o comportamento dos investimentos diretos estrangeiros no Brasil. O somatório desses dois componentes proporcionou um acúmulo de reservas da ordem de US$200 bilhões. Um volume de reservas dessa magnitude torna-se relevante, pois reforça a capacidade do país de resistir em meio a uma conjuntura permeada de incertezas, como a atual, decorrente da crise financeira internacional, como já amplamente comentado em diferentes trabalhos.”

O artigo é disponibilizada em sua íntegra em: “O agronegócios e os investimentos diretos brasileiros”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: