E os brasileiros ainda não foram salvos pela Árca de Nóe de 2012

Depois de quase um mês sem escrever ou publicar algo aqui no blog estou de volta. Foram algumas semanas de trabalho árduo que me mantiveram a distância do meu hobby preferido que é escrever neste blog.

Acabei de voltar do cinema onde fui assistir o filme 2012. O filme se trata do fim do mundo que segundo os Maias ocorreria em 21/12/2012. Novamente neste filme, como em tantos outros americanos, a cavalaria norte-americana salva a humanidade de sua iminente extinção. O que acontece é que um cientista indiano descobre que o núcleo da Terra está se aquecendo em um ritmo acelerado que acaba por provocar vários tsunamis nos mares e deslocar a crosta terreste, uma vez que a “cola” que une as camadas da Terra se desfaz. Os americanos constroem algumas Arcas de Noé que irão levar alguns povos da humanidade a serem salvos após o momento final.

Meu ponto neste filme, é que pela primeira vez assisti um filme americano que parece levar em conta a nova geopolítica de um mundo multipolar, pós Queda do Muro de Berlim, BRICs e G-20. É interessante que inicialmente fala-se dos americanos liderando os países do G-8 rumo a salvação do mundo. Depois os americanos citam alguns novos atores da cena internacional. Os indianos foram aqueles cujo cientistas descobriram os problemas no núcleo da Terra, os chineses são aqueles que constroem as Arcas de Nóe, os russos fazem parte do G-8 e assim ajudam a definir o futuro da humanidade. Quanto aos brasileiros, resta uma citação indireta quando em um momento do filme fala-se das mortes coletivas no Rio de Janeiro. Nos dão até o direito de ter uma versão em português, sem tradução para o inglês, da CNN local. Ainda há uma citação dos cientistas argentinos que ajudam a estudar o aquecimento do núcleo da Terra.

Em resumo, na Arca de Nóe de 2012, não há lugar na “nova humanidade” para os brasileiros. Dentre os membros do atual G-20, só se salvam parte dos povos do G-8, China e Índia. Apesar do grande espaço que a política exterior do Brasil tem ganhado nos últimos anos, esse passo ainda não foi dado nas telas de Hollywood. Será que chegaremos ao mesmo status de nossos colegas do BRIC? Quanto tempo levará para que tenhamos a satisfação de ver os brasileiros fazendo parte das decisões mundiais ainda que na ficção?

 

3 responses to this post.

  1. Posted by João on 26/11/2009 at 16:22

    Nós brasileiros não precisamos ser salvos. Estamos em todos os lugares e fazemos parte de todas as equipes de pesquisa e construção. Logo, o total de brasileiros salvos será muito superior a cada racinha. Assim, iniciaremos o processo para dominar o mundo.

    Responder

  2. Posted by Bruno Lobo Motta on 18/12/2009 at 11:53

    Com a cultura brasileira do jeitinho, daríamos um jeito de construir uma jangada salvadora da pátria aos 45′ do segundo tempo e conseguiríamos nos salvar.

    Responder

  3. Posted by joão vilella on 21/04/2010 at 21:28

    Se como dizem a terra está se aquecendo ,é lógico que seu núcleo também. E é só esperarmos
    agora os os vulcões se ativarem para aliviar a gigantesca pressão interna .Como uma panela
    de pressão.! Com a perda das massas subterrâneas (magma),os afundamentos da crosta se
    darão,produzindo grandes terremotos e maremotos aleatóriamente
    Talvez seja mesmo o apocalipse… . prepare-se para o juizo final, JESUS está vindo…

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: